Books by Francisco da Mata Mourisca

Também chamado José Moreira dos Santos (nome civil), nasceu a 12 de Outubro de 1928, na então freguesia de Mata Mourisca (donde lhe vem o nome), Diocese de Coimbra, Portugal.

Foi ordenado Sacerdote no Porto a 20 de Janeiro de 1952, na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

Formou-se em Teologia, na Universidade de Salamanca, Espanha, 1957. Exerceu vários cargos de responsabilidade, entre os quais o de Ministro dos Capuchinhos em Portugal. Nomeado Bispo do Uíje, por Papa Paulo VI, a 14 de Março de 1967, foi ordenado Bispo, a 30 de Abril de 1967, no Porto, como primeiro Bispo da Diocese do Uíje, aonde entrou a 30 de Julho do mesmo ano. Acumulou por algum tempo os cargos de Bispo de Carmona e Mbanza Kongo, até a criação da actual Diocese de Mbaza Kongo.

Padres ordenados por Dom Francisco e que chegaram ao episcopado: Dom Afonso Nteka, 1º Bispo de Mbanza Kongo; Dom Almeida Kanda, Bispo de Ndalatando.

Como membro da CEAST (Conferência Episcopal de Angola e São Tomé), exerceu o cargo de Secretário-Geral e Presidente do Movimento PRO PACE, em cujas funções organizou os dois Congressos Nacionais PRO PACE.

Esteve no governo da Diocese durante 41 anos (1967-2008). Até ao momento, é o Bispo Emérito da CEAST que fez mais tempo no episcopado. Foi substituído por Dom Emílio Sumbelelo, como Bispo do Uíje, desde 2008. Ainda como membro da CEAST exerce actualmente o cargo de Presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso.

É autor de uma vasta obra literária e doutrinal: África Renascida; Amor Por Angola; O Escândalo por Justiça; Protagonistas do 3º Milénio; Lágrimas e Sombras; Recordação de Angola; Cartas Políticas ou Cartas de Amor entre outros.