Descrição
A Extensão Universitária é encarada como um meio poderoso de que a universidade dispõe para contribuir de forma decisiva na redução das desigualdades sociais, no combate à exclusão social e que potencia a formação para a cidadania e para a vida profissional. Portanto, é um verdadeiro meio de transformação da realidade social.
Isto pressupõe um total engajamento da universidade na resolução dos principais problemas da sociedade, da qual é parte.
Em Angola, há de facto que reconhecer a emergência de indícios de uma consciência crescente sobre a Extensão Universitária. Os exemplos da Escola Superior Pedagógica do Bengo, da Faculdade de Direito da Universidade Lueji A´Nkonde e de outros que se multiplicam nas Instituições de Ensino Superior (IES) angolanas enquadram-se perfeitamente nesta linha.
Contudo, a análise feita aos principais instrumentos normativos que regem o Subsistema do Ensino Superior em Angola, começando pela Constituição, permitiu verificar que, quando comparado com o ensino e a investigação científica, a Extensão Universitária não possui dignidade constitucional expressa, sendo, por isso, obtida por meio de um exercício interpretativo.
Avaliações
Ainda não há comentários.