Descrição
O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo afectivo entre a dupla mãe-bebé, uma vez que confere protecção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, económica e eficaz intervenção para a redução da morbimortalidade infantil.
Apesar de todas as evidências científicas provando a superioridade da amamentação sobre outras formas de alimentar uma criança pequena e apesar dos esforços de diversos órgãos nacionais e internacionais, as taxas de aleitamento materno em Angola, em especial as de amamentação exclusiva, ainda estão aquém do desejável. Embora muitas mulheres saibam e afirmem que o leite materno é o melhor alimento para os seus filhos, rapidamente essa prática sofre um declínio antes do final do segundo mês – altura em que as mães ainda nem retornaram ao trabalho.
Assim, torna-se útil, cada vez mais, contribuir para o aumento da literacia em saúde infantil, pois, ser pediatra vai muito além de ser um bom “solucionador” de problemas de saúde. É necessário ser capaz de promover a saúde, entender os comportamentos dos cuidadores e ajudá-los na tomada de decisões mais acertadas. É com essa finalidade que surge este livro.
Em 10 capítulos vai encontrar a descrição e explicação dos aspectos ligados ao aleitamento materno, desde a sua produção, composição e benefícios ao correcto posicionamento face às situações especiais, mitos e tabus culturais, respeitando as evidências científicas.
Por fim, ficará a conhecer as efemérides ligadas ao aleitamento materno e as entidades de referência nacional que contribuem fortemente para o sucesso desta causa.
Avaliações
Ainda não há comentários.