A INTERAÇÃO EUROPEIA UM PROJECTO IMPERIALISTA

A Integração Europeia: um projecto imperialista é uma obra que não tem medo de provocar reflexão. Avelãs Nunes mergulha nas raízes da União Europeia e revela

Idade de leitura
16+Anos
Idioma
Português
Editora
Mayamba Editora
Data de publicação
17/03/2023
Comprimento da impressão
115 Páginas
Dimensões
15,5 x 23 cm
Peso
0.5 KG
ISBN-10
978-989-761-425-5

7.000,00 Kz

Adicionar à lista de desejos
Adicionar à lista de desejos
Garantia de devolução do dinheiro

Receba o item que você pediu ou seu dinheiro de volta.

Entrega super rápida

Utilizamos os métodos de remessa mais rápidos do país.

Mais livros de

Descrição

A qualificação que é feita no título A Integração Europeia: um projecto imperialista sintetiza a tese central da obra: a integração europeia assenta, desde os seus primórdios, em relações de dominação, exploração e opressão, desiguais, entre Estados. E isto, em dois planos: o primeiro, mais antigo, traduz-se numa espécie de “colonialismo colectivo” entre os Estados europeus e os ditos “territórios ultramarinos” possuídos pelas potências coloniais; o segundo plano é a emergência, mais recente, de uma espécie de “colonialismo interno”, em que as relações de dominação e exploração se estabelecem entre os próprios Estados europeus.

Analisando exaustivamente os primórdios do projecto de construção de uma Europa integrada, que se acentuam logo no pós-guerra 39/45, desde a Comunidade Económica do Carvão e do Aço (CECA, 1951), a CED (1951) e o Euratom (1957), a elucidação de Avelãs Nunes é posta no Tratado de Roma, de 1957, que instituiu a Comunidade Económica Europeia (CEE), também conhecida por Mercado Comum. Como observa, se a Conferência de Berlim de 1885 foi um primeiro acto de cooperação europeia para a exploração de África, o Tratado de Roma foi, em certa medida, uma “segunda Conferência de Berlim”. Certamente, o presidente Kwame Nkrumah considerou que esse tratado marcou “o advento do neocolonialismo em África, o início do ‘colonialismo colectivo’”.

Avaliações

Ainda não há comentários.

Seja o primeiro a avaliar “A INTERAÇÃO EUROPEIA UM PROJECTO IMPERIALISTA”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você também goste destes livros