Descrição
Aldeia de Humbia (Bibala), década de 1960. Pepela, registada nos arquivos coloniais da cidade de Moçâmedes como Maria da Conceição das Neves, vive modestamente com a família. Leva uma vida pacífica, entre o gado e os afazeres domésticos.
Ao ser enviada para Moçâmedes com o objetivo de estudar, vê a sua vida mudar para sempre. A escola colonial, de um lado, e as práticas costumeiras do seu povo Kuvale, do outro, transformam-na por completo.
Casada na mais tenra idade e com dificuldades de procriar, torna-se um pesado fardo para a comunidade, sobretudo aos olhos do marido. Decorrerão dezenas de anos até que, um dia, juntamente com algumas amigas, opta por migrar para a capital do país.
MEMÓRIAS DE UMA KUVALE – Prémio Sagrada Esperança 2022 do Ministério da Cultura e Turismo – é um retrato vivo do impacto das práticas costumeiras negativas, da aridez do solo, da falta de água e da morte do gado nas mulheres que habitam o deserto do Namibe. Mas também é um relato, na primeira pessoa, do sofrimento dessas mulheres e da sua capacidade de resistirem às situações mais adversas.
Avaliações
Ainda não há comentários.