Descrição
O sonho de todo garimpeiro é conseguir diamante, para salvar a sua vida e da sua família. Várias são as formas de ver realizado este sonho, nomeadamente apanhar um embrulho de diamante abandonado ou esquecido pelos donos, em algum sítio, o que acontece nas raras circunstâncias, ou dedicar-se à exploração. Exploração, sim, seja qual for a forma, legal ou ilegal, o objectivo é um, tornar-se rico, e para tal, a busca incansável dessa pedra preciosa, que está no centro da obra.
O herói, discreto, mas presente, leva-nos à descoberta de um mundo, até aqui, desconhecido, ou mal conhecido para alguns. O mundo onde a fronteira entre a pobreza e a riqueza, o sofrimento e a felicidade, é difícil a definir, e a esperança nunca morre, porque, dizem, “o diamante nunca acaba”.
O texto, embora escrito em bom português, valoriza algumas expressões em Cokwe, língua materna do narrador e de alguns personagens. Os personagens de diversas origens e multiculturais têm só uma coisa em comum: o Kamanga, de onde vem a felicidade de todos.
Avaliações
Ainda não há comentários.